Instituto Zoobotânico de Morro Azul

...atuando na preservação do meio ambiente

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VI SPMA  2024    100% presencial !


Inscrições abertas https://forms.gle/8L88VcxCTGpWPEKH7


 TEMA do VI  SPMA

“Questões socioambientais no território da Mata Atlântica’



 ENVIE SEU  TRABALHO EM RESUMO EXPANDIDO DE ACORDO COM MODELO NESTE LINK

https://docs.google.com/document/d/1FVqtTqR58grlAIvQl0TpqhqjEU--6BxZ/edit



LaughingAcesse os Livros de Resumos do

Simpósio de Pesquisa em Mata atlântica

Engenheiro Paulo de Frontin RJ

de  2010 a 2019 em pdf  neste link 

https://izmamataatlantica.wixsite.com/izma


Visite nossas redes sociais https://linktr.ee/izma






 

Histórico

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Histórico

Fundado em 01 de outubro de 1996, o Instituto Zoobotânico de Morro Azul é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada para desenvolver atividades junto à comunidade acadêmica e não acadêmica nas áreas de : pesquisa da biodiversidade da Mata Atlântica do município de Paulo de Frontin, Estado do Rio de Janeiro; educação ambiental das populações locais.  O trabalho desenvolvido pelo IZMA é fundamental para a manutenção e recomposição da flora e fauna locais além de criar uma cultura preservacionista na comunidade, colaborando diretamente para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas que moram ou frequentam a região. O IZMA, em convênio com algumas universidades, vem realizando e publicando trabalhos e pesquisas de grande interesse para a comunidade científica.

Desde a sua fundação, em 1996, o IZMA desenvolveu as seguintes atividades:
1) Aulas, palestras, cursos, estágios de graduação e pós-graduação e atividades de Educação Ambiental com as seguintes instituições:
Universidade Severino Sombra
Praça Martinho Nóbrega, 40, Centro, Vassouras, RJ. CEP: 27.700-000
EMATER-RIO Empresa de extensão rural, Av. Antônio Maurício, 46,Centro, Eng. Paulo de Frontin, RJ, CEP: 26.650-000

Centro de Educação e Crescimento, Praça Sebastião Lacerda, 97
Centro, Vassouras, RJ, CEP: 27.700-000

Colégio Cenecista Professor Miguel Pereira
Rua Afonso Moreira da Costa Lima, 165, Miguel Pereira, RJ, CEP: 26.900-000

Prefeitura Municipal de Eng. Paulo de Frontin, RJ ,
Praça Roger Malhardes s/n, Centro, Eng. Paulo de Frontin, RJ, CEP: 26.600-000


2) Colaboração para levantamentos e inventários científicos com as seguintes entidades: 

MUSEU NACIONAL/UFRJ
Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ CEP: 20.940-040 

» Universidade do Estado do Rio De Janeiro - UERJ - São Gonçalo-RJ. 

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ- Depto de Zoologia- Seropédica, RJ .

3) Intercâmbio técnico para manejo e reprodução de animais silvestres:

» Zoológico Municipal de Volta Redonda
Rua 93 C, n1171, Vila Santa Cecília, Volta Redonda, RJ CEP- 27.260-000

4) Assessoria à criação e legalização da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Jornalista Antenor Novaes para a empresa Sociedade Imobiliária Morro Azul Ltda.1997/98

5) Participação na fundação da COM-REBIO, (Comissão de Entidades de Preservação da Reserva Biológica do Tinguá), Miguel Pereira RJ, 1999.

6) Participação na III Semana do Meio Ambiente - Universidade Severino Sombra, Vassouras/RJ, 1999.

7) Participação como Membro Fundador do Centro de Referência do Movimento de Cidadania Pelas Águas de Miguel Pereira, oficializado pelo CREA-RJ.

8) Organização do I Fórum de Meio Ambiente e Ecoturismo de Miguel Pereira e Região da Serra Azul.

9) Construção de um criadouro conservacionista de animais silvestres nativos da região com a finalidade de repovoamento.

10) UCAM, RJ, 2003 - apresentação de monografia para curso de pós-graduação lato senso: "A trilha ecológica como setting terapêutico".

11) Implantação de um pequeno Museu Zoológico, registrado no IBAMA sob a licença 18/04-RJ, processo 02022.002502/03-01, com o objetivo de estudos da morfologia de espécies e desenvolvimento de técnicas de taxidermia e fixação de material zoológico.

12) Construção e implementação do Centro de Pesquisas Dr. Charles de Marcedo Borer, onde estão organizados: sala de aula e reuniões, alojamento para pesquisadores, laboratório e museu zoológico.


Última atualização em Dom, 17 de Março de 2024 18:15 Leia mais...
 
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Catálogo de Aves do Município de Engenheiro Paulo de Frontin, Rio de Janeiro - Brasil

Catálogo de Aves

ESTE CATÁLOGO NÃO SERÁ COMERCIALIZADO: COMO OBTÊ-LO?

Ele foi patrocinado por importantes empresas para que o IZMA pudesse angariar doações para seus objetivos que são: a preservação ambiental e pesquisa científica.  As pessoas que fizerem uma doação mínima de R$ 150,00 ( Cento e cinquenta reais), receberão como brinde (1) um exemplar do Catálogo (envio somente para o território nacional).  As doações serão por meio de depósito em conta corrente do IZMA, e que o doador siga os procedimentos abaixo: 

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Chamada para o VI Simpósio de Pesquisa em Mata Atlântica 2024 (VI SPMA)

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O VI Simpósio de Pesquisa em Mata Atlântica (VI SPMA), em sua sexta edição, será realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ-Campus Engenheiro Paulo de Frontin, Av. Maria Luiza s/n, Sacra Família, Eng. Paulo de Frontin, RJ, no dia 19 (dezenove) de outubro de 2024, de 8h às 17h30.

Objetivos

1. Discutir e promover temas relacionados à Mata Atlântica e Ecossistemas associados.

2. Reunir os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Mata Atlântica e Ecossistemas associados, compreendendo as grandes áreas de zoologia, botânica, ecologia, educação, gestão ambiental, ecoturismo, biologia geral, agroecologia, ciências ambientais, medicina veterinária, geografia, e áreas correlatas.

3. Abrir espaço para a apresentação de estudos e trabalhos realizados por jovens pesquisadores.

4. Promover interações entre os pesquisadoras(es), professoras(es), estudantes e a comunidade em geral, visando despertar o interesse sobre o assunto em todos os segmentos da sociedade.

5. Aumentar a conscientização da importância da Mata Atlântica por meio de ações promocionais em níveis local e nacional.

6. Promover  as metodologias utilizadas em ações cotidianas reconhecidas como práticas ecossustentáveis (urbanas e rurais) e sua contribuição para a preservação da Mata Atlântica, tais como produção de agricultura orgânica, agrofloresta, bioconstrução,  permacultura e  diversidade biocultural, além de outras atividades afins com os ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

TEMA do VI  SPMA

“Questões socioambientais no território da Mata Atlântica’


Justificativa

O município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ está inserido em área de relevância ecológica e quase 50% do seu território é coberto por Mata Atlântica. A exploração dos recursos naturais com as atividades econômicas coloniais desde o século XVIII, resultaram no atual contexto ecológico e geográfico nos quais o município está inserido. Atualmente parte de sua área pertence à Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental Estadual (APA)  do Rio Guandu, criada pelo Decreto Estadual nº 40.670, de 22 de março de 2007, o que torna primordiais as ações para a proteção dos recursos hídricos na região. Espécies da fauna e flora endêmicas da Mata Atlântica têm sido registradas nas pesquisas científicas realizadas no município, revelando o potencial de biodiversidade da área, além de propiciar estudos para implementar outras unidades de conservação. Para que atividades econômicas sustentáveis se desenvolvam na região é necessário que a população conheça princípios e práticas de preservação ambiental bem estruturados para que possam resultar em ações de amplo sucesso.

A divulgação dos trabalhos científicos no Simpósio de Pesquisa em Mata Atlântica para a comunidade como um todo é fundamental para a manutenção e recomposição da flora e fauna locais. Além disso, contribui para desenvolver uma cultura preservacionista, colaborando diretamente para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas que moram ou frequentam a região, visando principalmente a preservação deste domínio fitogeográfico tão ameaçado.



NORMAS DO EVENTO - 2024

FORMATO DO EVENTO:  100 % presencial

1. INSCRIÇÕES (com envio de trabalho e como participante)

a) O pagamento de taxa de inscrição deve ser realizado por meio de depósito bancário, TRANSFERÊNCIA OU PIX  (informando o CPF do inscrito e o nome de quem realizou o pagamento) na conta bancária a seguir, de acordo com a tabela de preços e prazos, abaixo:

Inscrições – Prazos

Até 20.03.2024

21.03.2024 a 21.05.2024

A partir de 22.05.2024

Categorias Com trabalhos inscritos

Estudantes de Graduação

R$100,00

R$120,00

R$140,00

Estudantes de Pós-Graduação

R$130,00

R$150,00

R$170,00

Professores e/ou Profissionais

R$150,00

R$170,00

R$190,00

Estudantes de Ed. Básica/Técnico/Tecnológico

R$50,00

R$70,00

R$90,00

*Diversidade cultural (nova categoria )

R$40,00

R$50,00

R$60,00

Categorias Sem trabalhos inscritos

Individual

R$40,00

R$60,00

R$70,00

Coletivo (mínimo de 7 pessoas )

R$25,00 p/pessoa

R$30,00 p/pessoa

R$35,00 p/pessoa

Ouvintes**

grátis

grátis

grátis

*Representantes de comunidades tradicionais, caiçaras, indígenas, quilombolas; grupos /associações de manifestação cultural popular e comunidades inseridas em Zonas de Amortecimento de UCs e APAs no território Mata Atlântica. Ver artigo este link para mais informações sobre comunidades tradicionais no Brasil.

**ouvintes gratuitos não recebem certificado nem ***kit de materiais

***kit   – crachá de identificação, pasta e/ou sacola com materiais e/ou brinde.


CONTA PARA DEPÓSITO: Maria Cecília R. M. Santos, (Diretora Financeira do Instituto Zoobotânico de Morro Azul)

BANCO Nu Pagamentos AGÊNCIA: 0001 / CONTA CORRENTE: 29265630-0

chave Pix para transferência bancária:  e-mail mceciliaizma@gmail.com

b) O comprovante de pagamento deve ser anexado ao formulário de inscrição. Em caso de dúvidas, contatar o e-mail simposioizma@gmail.com.

c) A confirmação de inscrição será feita por e-mail após o envio da mesma.

d) As inscrições de cada autor(a), deverão ser feitas por meio de formulário de inscrição disponível  no link https://forms.gle/8L88VcxCTGpWPEKH7

e) Obrigatoriamente uma das pessoas autoras deve estar inscrita no Simpósio, na categoria com trabalhos inscritos, para que o trabalho possa ser avaliado pela Comissão Científica. Os(as)  demais autores(as) podem se inscrever em outras categorias da tabela que contemple  certificado.

f) O formulário de inscrição encontrar-se-á disponibilizado no site https://izmamataatlantica.wixsite.com/izma e no webiste http://www.izma.org.br/ e nas redes sociais do Instituto Zoobotânico de Morro Azul.( https://linktr.ee/izma) a partir de 01/02/2024.

f) A data limite para as inscrições de resumos no simpósio é até o dia 30 de junho  de 2024. O prazo máximo para o aceite dos trabalhos recebidos pela Comissão Científica é até 30 de agosto de 2024.

g) Todas as categorias de inscrições somente serão efetivadas após a comprovação do pagamento das taxas de acordo com tabela acima.

h) Serão aceitas as inscrições individuais (categoria sem envio de trabalhos) no dia e no local do evento, de 08h às 12h.

i) A inscrição pela categoria Coletivo deve ser feita com o mínimo de 7 pessoas, sendo o   pagamento efetuado no valor total do número de pessoas somado de acordo com a tabela. Apenas um(a)  responsável pela inscrição deve preencher o formulário, fazendo a opção pela categoria Coletivo (sem envio de trabalhos) assim como efetuar o pagamento único. Os nomes de cada participante desta categoria   devem ser listados em planilha específica fornecida pela Comissão Organizadora e enviados ao email simposioizma@gmail.com.

Os certificados individuais serão emitidos de acordo com as informações fornecidas pelo responsável pela inscrição e serão enviados somente para o email do responsável pela inscrição.


Em caso de desistência de quaisquer categorias de inscrição, não haverá devolução do pagamento.


OBS 1: Para as pessoas inscritas com envio de trabalho: assinalar no formulário de inscrição, se aceita apresentar o trabalho oralmente, caso seja escolhido pela Comissão Científica.

OBS 2: Para as pessoas inscritas com envio de trabalho que também desejarem participar da "I Mostra de Atividades de Divulgação, Extensão e Ensino da Mata Atlântica” assinalar no formulário de inscrição a opção (✓) apresentação de material para a Mostra, discriminando o tipo de material no espaço destinado para tal.

OBS 3: Para as pessoas inscritas na nova categoria Diversidade Cultural: preencher o item no formulário de inscrição, relativo ao nome do grupo, associação ou comunidade que representa, especificados na tabela de inscrição.

OBS 4: A inscrição na categoria sem envio de trabalhos Coletivo será aceita até o dia 09 (nove ) de outubro de 2024.


2. ENVIO DE RESUMOS

2.1. Encaminhamento e Apresentação do Resumo para apresentação em painel impresso:

Deverão ser submetidos trabalhos concluídos ou em andamento, traduzidos em relatos de experiências, estudos de caso, trabalhos de pesquisa, monografias, dissertações e teses acadêmicas, obrigatoriamente relacionados ao domínio Mata Atlântica, nas seguintes grandes áreas: zoologia, botânica, ecologia, educação, educação ambiental, gestão ambiental, ecoturismo, biologia geral, agroecologia, ciências ambientais, diversidade biocultural e áreas correlatas.

Os trabalhos inscritos deverão ser enviados para o e-mail simposioizma@gmail.com na forma de resumo expandido com a seguinte configuração:

  1. Título do Trabalho - até 255 caracteres (com espaço);

  2. Nome da(o)(as)(os) autor(a)(as)(es), em primeiro a(o) autor(a) principal, Instituição/entidade a que pertencem ou representam, e-mail – até 1500 caracteres (com espaço);

  3. Palavras chaves: três palavras-chave - até 100 caracteres (com espaço);

  4. Itens principais:

    1. Introdução – em parágrafo único e até 1000 caracteres (com espaço);

    2. Material e Métodos - em parágrafo único e até 1500 caracteres (com espaço);

    3. Resultados/Discussão - em parágrafo único e até 3000 caracteres (com espaço);

    4. Conclusão - em parágrafo único e até 500 caracteres (com espaço),

    5. Referências - uma referência por parágrafo e até 1000 caracteres (com espaço);

    6. Agência de Fomento - em parágrafo único e até 255 caracteres (com espaço).

  5. Citações deverão seguir a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR10520. A bibliografia terá que conter apenas os trabalhos citados no texto e seguir a ABNT- NBR 6023.

  6. Não é permitida a inserção de tabelas ou figuras, sendo estas reservadas para o painel, caso o trabalho seja aprovado para apresentação.

  7. Os trabalhos inscritos na categoria  Estudante Ensino Básico/Técnico/Tecnológico devem ser submetidos à apreciação da Comissão Científica com a participação de  professor (a,es,as)  responsável da mesma instituição dos estudantes.

OBS 1: Os trabalhos enviados só serão analisados após a confirmação da inscrição das(os) autor(as)es.

OBS 2: O cadastramento das pessoas inscritas com trabalhos,  e a entrega de painéis para a exibição será feito na recepção, no dia e local do evento, somente de 8h às 11h.

OBS 3: O cadastramento das pessoas inscritas e entrega de materiais para a I Mostra para a exibição,  será feito na recepção no dia e local do evento somente de 8h às 11h.

OBS 4: O link para a consulta do modelo de resumo será disponibilizado no Google Drive  do Simpósio no formulário de inscrição, site oficial e redes sociais .

2.2 TRABALHOS NÃO ACEITOS:

Os trabalhos que não apresentarem a formatação exigida serão automaticamente rejeitados. No entanto, as(os) autoras(es) poderão participar como inscritos com direito ao certificado de participação. O mesmo será observado no caso dos trabalhos não aceitos pela Comissão Científica.

Não serão devolvidos os pagamentos de inscrições de trabalhos rejeitados por formatação não correspondente às normas do evento.

Não serão devolvidos os pagamentos de inscrições de trabalhos não aceitos pela Comissão Científica.

3. EXIBIÇÃO DE PAINÉIS IMPRESSOS (BANNERS)

Os trabalhos deverão ser exibidos na forma de painéis com as dimensões aproximadas de 90 cm de largura por 100 cm de altura; o material deve ser preferivelmente plástico ou  lona com caneleta e barbante para pendurar; constando: logo do VI SPMA, (disponibilizado no site do simpósio) título, local e data da pesquisa, autoras(es), e-mails, instituição, agência de fomento, conteúdo, imagens e tabelas. O conteúdo deve sintetizar Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências, formatados de acordo com as normas do envio de resumos. Imagens, gráficos ou  tabelas devem  constar no painel.

4. CERTIFICADOS

Os certificados de participação (em formato PDF) serão enviados por e-mail para os(as)   autores(as) inscritos em até 30 dias da realização do evento. Os certificados de apresentação de trabalhos em painéis e apresentação oral de trabalhos serão enviados por e-mail para as(os) autoras(es) inscritos na categoria com trabalhos inscritos  a partir de 30 dias da realização do evento.

Para fazer jus ao certificado de publicação para os ANAIS do VI SPMA, as(os) autoras(es) dos resumos devem estar presentes no local do evento, data e hora destinados à exibição de painéis de acordo com a orientação da Comissão Organizadora e aguardar a averiguação da Comissão Científica nos horários estabelecidos pela programação para assinar o termo de comparecimento da exibição.

OBS. 1: a ausência das(os) autoras(es) no local implicará no não recebimento do certificado.

OBS 2: Somente receberão os certificados de participação as pessoas inscritas que assinarem o livro de presença na Recepção durante o horário do  evento.

OBS 3: As pessoas inscritas que participarem da I Mostra receberão o certificado com a inclusão desse evento no corpo do certificado.

SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

4.1. A Comissão Científica fará a seleção de quatro trabalhos para apresentação oral no dia do evento com o objetivo de divulgar novos talentos científicos. Três trabalhos acadêmicos e um trabalho não acadêmico.

4.2. O critério de seleção dos trabalhos será: ineditismo; afinidade com os objetivos do VI SIMPÓSIO; qualidade na elaboração e no conteúdo; fundamentação científica.

4.3. Os trabalhos selecionados serão incluídos na programação do evento para apresentação obrigatoriamente em slides em projetor de data show com duração de no máximo dez minutos para cada trabalho. As(os) autoras(es) serão informados(as)  até o dia 30 de julho de 2024 e após a confirmação da sua participação não será necessária a apresentação de painel impresso. Os trabalhos selecionados receberão certificados especiais (enviados por e-mail em até 30 dias após o evento) e os resumos farão parte dos anais do evento disponibilizado para download a partir de 30 dias após o evento.

5. ENVIO DE RESUMOS E ACEITE -PRAZOS

Ação

Período

Informações

Submissão dos resumos

De 18.02 a 30.06.2024

simposioizma@gmail.com

Aceite dos resumos pela Comissão Científica

Até 30/08/2024

e-mail da(o) autor(a) principal e/ou Orientador(a)

Resposta seleção apresentação oral

Até  19/09/2024

e-mail da(o) autor(a) inscrita(o)

Endereço de e-mail para dúvidas e esclarecimentos: simposioizma@gmail.com

6. PROGRAMAÇÃO

A programação será publicada no website www.izma.org.br e https://izmamataatlantica.wixsite.com/izma e nas redes sociais do Instituto Zoobotânico de Morro Azul https://linktr.ee/izma

Toda a programação do evento será direcionada às comunidades científicas e acadêmicas, à comunidade da região e entorno, aos visitantes, aos profissionais de todas as áreas, às pessoas interessadas em conhecer a Mata Atlântica, aos estudantes e professores de educação básica, técnica e pós-médio, das escolas públicas e particulares. A classificação do evento é livre para todas as idades.

OBS :Menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis .

7. “I Mostra de Atividades de Divulgação, Extensão e Ensino da Mata Atlântica”

Atividade expositiva sobre iniciativas de divulgação, extensão e ensino da Mata Atlântica com materiais didáticos, materiais de divulgação e materiais de ensino: maquetes, jogos pedagógicos, cartilhas, vídeos, fotografias, instalações e outros materiais que estejam categorizados dentro da proposta.

As pessoas inscritas que desejarem participar da I Mostra deverão manifestar essa intenção no ato da inscrição para reserva do espaço de exposição.



Última atualização em Ter, 27 de Fevereiro de 2024 17:54
 
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